Rio Grande do Sul registra mais de 40 mil óbitos em decorrência da Covid-19

Arianne Lima

Rio Grande do Sul registra mais de 40 mil óbitos em decorrência da Covid-19

O Rio Grande registrou mais de 40 mil óbitos em decorrência da Covid-19 nesta semana. A informação foi confirmada pela secretária estudual da Saúde, Arita Bergmann, durante uma participação no 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), nesta quarta-feira, em Gramado. Conforme o painel de monitoramento estadual, tratam-se de 40.027 mortes devido a doença desde o início da pandemia, em 2020.

Leia mais

Pela 5ª vez, Estado emite avisos para todas as regiões do Sistema 3As de Monitoramento da pandemiaCom aumento dos casos de síndromes respiratórias em crianças, Estado cria telefone para orientaçõesSanta Maria registra mais quatro óbitos em decorrência da Covid-19 em junho

Dados

Durante a apresentação ‘A pandemia covid-19 – Panorama, perspectiva e legado’, Arita lamentou o número e destacou outras informações disponivéis no painel do Estado e que continuam sendo atualizadas por municípios e hospitais diariamente. Sobre casos confirmados, é possível afirmar que 4 a cada 10 gaúchos contraíram a doença em algum momento da pandemia.

–Felizmente vemos agora um declínio significativo da pandemia, mas é triste ver os números de vacinação e perceber que quase 700 mil pessoas não tomaram, ainda, a segunda dose e 2,7 milhões de gaúchos não receberam a dose de reforço. Em um comparativo de hospitalizações entre pessoas vacinadas e não vacinadas, percebe-se até 5 vezes mais hospitalizações na faixa etária de 30 a 59 anos. Na faixa etária de mais de 60 anos, esse índice pode ser até 10 vezes maior – relatou a secretária.

Um total de 1598 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto no Sistema Único de Saúde (SUS) foram abertos no auge da pandemia. DesTes, 315 leitos se manterão ativos, recebendo pacientes com outros agravos que não sejam especificamente Covid-19. Na ocasião, a secretária citou ainda a inauguração da área hospitalar do Hospital Regional de Santa Maria, o programa Avançar, entre demais ações desenvolvidas pelo Estado na área da Saúde.

O secretário de Saúde de Santa Maria e atual presidente do Comems RS, Guilherme Ribas, também participou do encontro.

Santa Maria

No município, 942 óbitos por Covid-19 foram registrados desde 2020. Na última segunda-feira, a prefeitura de Santa Maria divulgou um boletim epidemiológico, informando mais quatro mortes em junho. Ao todo, foram contabilizados sete óbitos neste mês.

As quatro vítimas são três homens e uma mulher, que tinha idades entre 74 e 96 anos e apresentavam comorbidades. Os óbitos foram notificados pelo Hospital Regional de Santa Maria e Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no qual estavam internados os pacientes infectados. Deste quantitativo, duas vítimas tinha duas doses da vacina contra a Covid-19, uma tinha dose de reforço contra a doença e outra não teve os dados vacinais divulgados.

por Arianne Lima – [email protected]

*com informações da SES e prefeitura de Santa Maria

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre, aos 95 anos, ex-comerciante Berto Londero Anterior

Morre, aos 95 anos, ex-comerciante Berto Londero

Sexta é o último dia para se inscrever no Sisu Próximo

Sexta é o último dia para se inscrever no Sisu

Geral